CIRCULAR Nº 19/2018

Queridos Pais ou responsáveis,

O perigo da vez é conhecido como boneca Momo, imagem compartilhada a partir de uma boneca em exposição no Japão[1] que viralizou na internet está associada agora a jogos de desafios. Assim como a baleia azul, este jogo perigoso exige de seus participantes a execução de tarefas quem podem levar até a morte.

Crianças pela natural falta de maturidade se tornam ‘presas fáceis’ para pessoas sem escrúpulos que não apenas coletam informações pessoais, mas muitas vezes as ameaçam, as colocando em situação de total ansiedade e medo.

A internet, conquanto seja uma ferramenta fantástica, esconde muitos perigos, Boneca Momo, é só mais um que surge. Por isso mesmo, nós como pais devemos estar muito atentos, especialmente no que tange ao uso de dispositivos com acesso a internet por parte de nossas crianças.

Aqui alguns cuidados que devemos ter:

• Oriente o uso destes dispositivos: É fundamental você orientar sua criança sobre os perigos que existem no mundo. Fale, converse com ela, diariamente invista tempo a orientando.
  • Limite o uso destes dispositivos. É muito mais saudável sob o ponto de vista muitos aspectos as crianças brincarem ao ar livre[2], em vez de ficarem num tablet, TV, computador ou celular.
  • Supervisione o uso destes dispositivos: Não exponha seu filho ao mundo, sem estar junto com ele, vendo o que ele vê, orientando, e se necessário, escolhendo o que ele deve ou não ver.
  • Bloqueie o uso destes dispositivos: Se for necessário, bloquei o uso destes dispositivos. Em algumas situações, é melhor bloquear o uso do que deixar sua criança por conta própria para enfrentar perigos que há na internet.

Assim como dificilmente você deixaria seu filho solto numa das ruas de nossa cidade devido aos riscos que há, evite o deixar sozinho navegando pelo mundo da internet onde o perigo está no próximo clique.

Esperamos, como escola, que nunca um de nossos alunos aceite o desafio tolo de se ferir ou machucar outrem e por isso esperamos ser um apoio à educação que os senhores dão aos seus filhos.

[1] https://www.thesun.co.uk/news/6988379/momo-suicide-game-whatsapp-inspired-doll/

[2] https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/revista-amanha/menos-computadores-mais-brincadeiras-ao-ar-livre-10747916