O sucesso do Projeto: Alimentação Saudável

A alimentação infantil é um dos determinantes para saúde na vida adulta. Hábitos alimentares saudáveis são formados desde a infância e a maioria perdura pelo resto da vida. Tendo em vista o crescimento de doenças antes consideradas da vida adulta no ambiente infantil, tais como diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia, os cuidados com a alimentação devem ser considerados desde os primeiros anos de vida uma vez que é na infância que o hábito alimentar se forma.

O governo Federal entende que a escola tem o papel de educar não apenas no âmbito pedagógico mais sim em todas as áreas, sendo a educação nutricional uma delas. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) preconiza a inserção do nutricionista na escola a fim de garantir as necessidades nutricionais da criança neste ambiente. O papel deste profissional vai além da elaboração de cardápios ou avaliação nutricional. Uma criança bem alimentada apresenta resultados melhores na escola tendo um melhor desenvolvimento.

Visando uma melhor qualidade de vida e a diminuição do risco de doenças ligadas à má alimentação, o Colégio Vencer esta implantando a educação nutricional para os nossos alunos. Para isso, os escolares serão acompanhados por Maria Isabel Pessoa, nutricionista com experiência em educação nutricional, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós graduada em Vigilância Sanitária de alimentos e Gestão da qualidade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O objetivo deste trabalho é avaliar e acompanhar o estado nutricional dos escolares implantando hábitos alimentares saudáveis e permitindo que eles possam ser levados da escola para casa, com a preocupação de oferecer as crianças uma alimentação saudável em todos os ambientes.

Para os pais que optarem em participar do projeto será oferecido um cardápio de lanche saudável para as crianças matriculadas no horário regular. Para os alunos do hotelzinho oferecemos, além do lanche saudável, refeições balanceadas no almoço e no lanche da tarde.

Além do cardápio, trabalhamos também com atividades de educação nutricional. O objetivo destas atividades é ensinar as crianças de forma lúdica os benefícios de uma alimentação saudável além de informar aos pais o porquê de incentivar hábitos saudáveis aos filhos.

Para a formação destes hábitos é necessário que além da escola, a família e o serviço de saúde que acompanha a criança, seja público ou privado, também esteja envolvido neste processo. Pedimos a colaboração dos pais para fortalecer o elo entre família e escola no âmbito alimentar.

Maria Isabel Pessoa

Nutricionista-CRN8136